Bem Vindos
Aproveitem as informações e coloquem em prática.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Ração Humana: conheça os benefícios e formas de consumi-la
Pessoas com diabetes ou hipertensão devem prestar atenção na composição.
A farinha conhecida como ração humana, que é resultado de uma mistura de produtos à base de fibras, continua causando uma série de dúvidas. A principal delas é como consumi-la e como dosar as quantidades.
Para aproveitar os benefícios e os componentes da ração humana, recomendo que ela seja adicionada à vitaminas, sucos, iogurtes, com leite de soja ou desnatado, frutas e até mesmo aos ingredientes de bolos.
A mistura também pode servir de complemento em refeições como no arroz, feijão, na sopa e até para elaboração de pratos como omeletes e crepes.
— A quantidade recomendada é duas colheres de sopa ao dia. Isso significa aproximadamente 80 calorias, podendo sofrer variações.
- Devemos ficar atentos quanto à quantidade de calorias presentes na composição, que pode variar de acordo com o lugar da compra.
— A introdução desta farinha na dieta, quando ocorre por orientação de um profissional pode ser muito positiva, enquanto que seu uso desorientado, principalmente com relação à substituição de refeições não é recomendado.
Uma das composições possíveis, e a mais amplamente difundida, é a seguinte:
- 250 g de fibra de trigo
- 125 g de leite de soja em pó (extrato de soja)
- 125 g de linhaça marrom
- 100 g de açúcar mascavo
- 100 g de aveia em flocos
- 100 g de gergelim com casca
- 75 g de gérmen de trigo
- 50 g de gelatina sem sabor (Agar-agar)
- 25 g de guaraná em pó
- 25 g de levedo de cerveja
- 25 g de cacau em pó
Cuidado com alguns ingredientes
Alguns consumidores precisam estar atentos. Pessoas com diabetes devem procurar a versão light, que não contém açúcar mascavo. Quem tem pressão alta deve procurar, ou fazer, uma mistura sem guaraná em pó.
As fibras, que em excesso podem trazer transtornos:
— As fibras em excesso podem causar gases, constipação e distensão abdominal.
Benefícios da ração
Quanto aos benefícios, há uma lista extensa. Regularização do intestino, melhora da disposição física, auxílio no combate à flacidez, prevenção das doenças cardiovasculares, prevenção dos sintomas da menopausa, aumento da saciedade, e inibição da absorção de gorduras pelo organismo, são os principais.
— A maioria destes benefícios é consequência das propriedades dos próprios ingredientes, mas nem todos são reais. A regularização do intestino de fato ocorre com o consumo regular do produto, por causa da ação das fibras, presentes na fibra de trigo, na linhaça, na aveia e no gérmen de trigo, que melhoram o trânsito intestinal.
A aveia presente na ração humana pode também auxiliar a diminuir a absorção de gorduras pelo organismo, porém não são todos os tipos de gorduras que são compatíveis, portanto é necessário controlar da ingestão delas, principalmente as do tipo trans e saturadas.
A melhora na disposição física pode ser relacionada a presença do guaraná em pó, que possui cafeína, podendo melhorar a capacidade de alerta e melhora da fadiga. Justamente por causa da cafeína, pode ocorrer aumento da pressão em indivíduos hipertensos ou que possuem doenças cardiovasculares.
O gergelim presente na fórmula possui em sua composição ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio, zinco e selênio, conferindo-lhe função antioxidante.
— A presença de diversos alimentos ricos em fibras, como a linhaça, rica em ômega-3, podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.
Caso de dúvidas envie e-mail araujo368@yahoo.com.br
Até a próxima!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário