Bem Vindos

Aproveitem as informações e coloquem em prática.

domingo, 25 de julho de 2010

ALIMENTOS MUITO CALÓRICOS PODEM GERAR DEPENDÊNCIA



Se fartar de alimentos calóricos pode ser tão viciante quanto nicotina e cocaína, além de causar obesidade. A conclusão é de uma pesquisa publicada na revista " nature neuroscience" O estudo, feito em ratos, pode ajudar a compreender a obesidade e achar alternativas de tratamento.


A pesquisa mostrou que o consumo de alimentos muito calóricos pode desencadear no cérebro mesmas respostas de um dependente.


Em ratos com sobrepeso foi indenficado queda nos níveis de dopamina (substância que promove a sensação de prazer) como ocorre em dependentes de drogas, " O alimento calórico estimula também a produção de serotonina e o cérebro vai pedir mais alimentos deste tipo, e funciona exatamente no mesmo esquema que de uma substância psicoativa" explica a diretora do centro de Referência de Alcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), Luizenir Lago.


Segundo Paul Kenny, autos do estudo feito no Instituto de Pesquisas Scripps, na Florida, a obesidade pode gerar compulsão por alimentos. "Tratamentos aplicados em outras formas de compulsão, como o vício em drogas, podem ser eficazes na terapia contra Obesidade", Diz.


Para a pesquisa, Kenny comprou alimentos de alto valor calórico, comidas saudáveis e fez uma Dieta para 3 grupos de ratos. Um deles ganhou dieta balanceada, Outro recebia comida saudável, mas tinha acesso durante 1 hora por dia a alimentos com alto valor calórico. O terceiro grupo se alimentava apenas de alimentos calóricos e logo, tornaram-se obesos.


Segundo Luizemir, um dos sinais de compulsão por comida é a conduta de ingestão de alimentos calóricos, "A pessoa prefere chocolate a uma proteína ou fruta", diz.


Explica que a falta desse tipo de proteína pode gerar uma hipoglicemia, " O alimento calórico mexe com a Dinâmica do organismo. Não haverá abstinência, como acontece em pessoas que usam substâncias psicoativas, mas haverá insulina em excesso. O colesterol aumentará e a pessoa vai carregar um peso acima do que pode suportar".




Para evitar dependência de alimentos hipercalóricos, é preciso adquirir hábitos saudável desde a infância.




Jornal da Tarde. O Estado de S. Paulo 30 março 2010

Um comentário:

  1. Amigaaa!
    é isso aí, usar a net para trocar informações e ajudar nossos pacientes!!!

    ele vai ser um sucesso vc vai ver!!!

    Bjss

    ResponderExcluir