Bem Vindos

Aproveitem as informações e coloquem em prática.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dicas para perder a Barriga

1) DIETA EQUILIBRADA

Evite mobilizar muita insulina: a insulina é um hormônio que quando está circulando avisa às células que elas devem produzir gordura. O papel da insulina é manter os níveis de açúcar do sangue equilibrados entre 80 e 110 mg/dl. Isso é fundamental para nosso metabolismo, pois o cérebro se alimenta de glicose, então não pode faltar este combustível, além disso, não pode sobrar glicose no sangue pois ela tem um efeito abrasivo nas artérias causando lesões. Para que não tenha a mais nem a menos existe a insulina com o papel de pedir glicose quando está faltando e mandar as células transformarem o excesso em gordura para usar quando necessário.
- Como posso fazer barriga e engordar por causa da insulina?
- Ficando muito tempo sem comer: mais de 4 horas sem comer nada pode avisar ao corpo que está havendo risco, o que ele faz? Libera insulina, que faz com que se sinta fome, enquanto tu estiver distraído tudo bem, mas na hora em que for comer, a insulina vai mandar aproveitar para formar gordura em vez de músculo (no caso da atividade física), queimar gordura (no caso de quem está de dieta).
- Beliscando muito: comendo a toda hora um alimento altamente energético também mobiliza muita insulina. Comer a cada hora faz com que o pâncreas (órgão que produz insulina) trabalhe feito um louco.
- Comendo muito carboidrato simples: pão branco, biscoito, doces, balas, chicletes, barras de cereal, salgadinhos. Estes alimentos desprovidos de fibras são quebrados (digeridos) quase que completamente na boca, liberando glicose no intestino sem que haja barreira alguma para isso, deixando passar grande quantidade de açúcar e conseqüentemente
– INSULINA.
- Excesso de insulina dá barriga porque possuímos receptores para gordura na barriga e este estímulo continuado faz com que se acumule gordura neste ponto.

2) POSTURA

O outro fator desencadeante da barriga é a postura curvada e sentada o tempo todo, procure se movimentar, levante-se durante o dia, mexa-se e observe se os músculos das costas não estão contraídos e os da barriga relaxados.

3) LÍQUIDOS com a COMIDA

Ingerir muitos líquidos com a refeição, isso acontece por um efeito mecânico, pois além de ocupar mais espaço torna a digestão mais lenta e difícil.

4) FALTA DE ÔMEGA 3

Àcidos graxos monoinsaturados - ômega 3 e ômega 6 tem a propriedade de modular os receptores localizados na linha da cintura. Portanto se faz necessário o consumo de alimentos que sejam fonte destes ácidos graxos como nozes, castanhas, semente de linhaça, semente de girassol, azeite de oliva extravirgem, soja

5) SEDENTARISMO

Não podemos esquecer da atividade física, que sem ela pouco do que falamos acima resolve totalmente o problema.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Alimentação e Estética

A Beleza está no Seu Prato

De forma geral, as proteínas, vitaminas e minerais têm como função a construção e manutenção de tecidos, órgãos e estruturas do corpo. Desta forma, são fundamentais na composição de uma alimentação saudável. Já os carboidratos e as gorduras são responsáveis pelo fornecimento de energia.
Porém, o que merece cuidado é o tipo de carboidrato a ser consumido, sendo preferido o carboidrato de baixo e moderado índice glicêmico e a gordura “boa” – poli e monoinsaturada. O consumo de carboidratos simples, refinados de alto índice glicêmico e de gorduras saturadas e trans são uma das maiores causas do envelhecimento precoce que acabam por provocarem a oxidação das células através do aumento na produção dos chamados radicais livres que ocasionam a intoxicação no organismo.
Além disso, quando os açúcares juntam-se com uma proteína, ocorre um processo chamado de glicação ou caramelização celular, o que prejudica a formação de colágeno (proteína que causa firmeza do tecido muscular), provocando a flacidez de tecidos.

O quadro a seguir apresenta alguns sinais comuns de deficiências nutricionais e suas principais causas:

- UNHAS

Fracas
Ferro, cálcio, zinco, ácido linoléico

Manchas Brancas
Magnésio, silício e ferro

Amareladas
Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes

Alimentos Indicados:
Castanha do pará, amêndoas, nozes, aveia, cevada, vegetais verde escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes.

- CABELOS

Queda e opaco
Proteínas, biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantotênico, magnésio, ferro

Alimentos Indicados:
Gema de ovo, aveia, cevada, salsa, carnes vermelhas, peixes, aves e leguminosas.

- PELE

Acne
Zinco, vitamina C, vitamina A e E

Alimentos Indicados:
Cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes, peixes, aves, gérmen de trigo.

Manchas
Distúrbios hormonais, vitamina A, C e E

Alimentos Indicados:
Soja e derivados, hortaliças verde escuras , frutas cítricas, vegetais amareladas e óleos vegetais.

Flacidez cutânea
Alto consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e açúcares; deficiências de vitaminas e minerais antioxidantes

Alimentos Indicados:
Arroz integral, pães integrais, massas integrais, abacate, abóbora, frutas vermelhas.

Pele Seca
Vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos, vitamina B2

Alimentos Indicados:
Soja, amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanha do pará, linhaça, laranja, morango, limão, acerola.

Celulite
Iodo, selênio, ômega 3, vitamina C, isoflavonas, clorofila.
Disfunções hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e má hidratação

Alimentos Indicados:
Azeite de oliva, algas marinhas, castanha do pará, soja, aveia, peixes de água fria, frutas cítricas e água.

Olheiras
Alergias, disbiose, problemas circulatórios

Alimentos Indicados:
Folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos, Coenzima Q-10, óleo de peixe, vitamina E, chá verde, própolis, suco de uva, semente de linhaça.


Caprichem e aproveitem a estação!