Bem Vindos

Aproveitem as informações e coloquem em prática.

terça-feira, 20 de março de 2012

Hipotireoidismo...

Essencial para o bom funcionamento do organismo, a tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano. Sua principal função é a produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos: T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A produção desses hormônios é feita após a estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH.


Os hormônios (T3 e T4) são responsáveis por regular o nosso metabolismo, ou seja, o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O problema acontece quando as taxas desses hormônios ficam alteradas.

Sintomas como: cansaço, sonolência, unhas quebradiças, aumento ou diminuição de peso, desânimo, cabelos e peles secos, prisão de ventre ou tendência a diarréia, ansiedade, perda de apetite podem ser sinais de que algo não anda bem com sua tireóide. Por isso fique atenta. Antes de mais nada veja quais são os principais distúrbios da tireóide.

Como eu estou convivendo com o hipotireoidismo durante alguns anos sempre aparece alguma dúvida então para ajudar quem também tem esse mesmo problema resolvi postar algumas informações...

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Esse mal atinge tanto homens quanto mulheres, mas a incidência é maior entre as mulheres e aumenta com a idade, principalmente depois dos 35 anos.

Pode ter várias causas, mas a mais comum decorre da doença de Hashimoto. Essa doença aparece quando o organismo, por razões ainda desconhecidas, não reconhece a tireóide como parte do corpo e o sistema imune começa a produzir anticorpos que "atacam" a glândula. Ou por falta de iodo na dieta.

O diagnóstico é feito através de exames de sangue que medem a quantidade dos hormônios tireoidianos. Alto nível de TSH circulante é o melhor indicador de hipotireoidismo. Em contrapartida, os níveis de T3 e T4 aparecem reduzidos.

Além dos exames de sangue é importante ficar atento a alguns sintomas que podem indicar hipotireoidismo. São eles: depressão, cansaço, cabelos e pele ressecados, unhas quebradiças, fadiga, prisão de ventre, anemia, aumento de peso, tornozelos e rosto inchados, menstruação irregular e colesterol elevado. Na presença de mais de um desses sintomas é importante que consulte um médico.

Apesar de não ter cura, o tratamento varia de pessoa para pessoa e deve ser avaliado pelo médico. Mas de maneira geral ele é feito através de medicamentos que visam repor os hormônios que a tireóide não consegue produzir.

Muitas pessoas que tem hipotireoidismo dizem que não conseguem eliminar peso, pois tem o "metabolismo lento". Realmente, o metabolismo dessas pessoas é mais lento devido à diminuição dos hormônios da tireóide T3 e T4, porém o apetite tende a diminuir. A melhor maneira de "acelerar" o metabolismo é ter uma alimentação saudável e fracionada, praticar atividade física regularmente e fazer o tratamento adequado.

Recomendações
Não se assuste com a idéia de epidemia de problemas na tireóide. Avanço nas técnicas de diagnóstico explica o aumento do número de casos;

A ingestão regular do iodo contido no sal de cozinha evita a formação de bócio;

A dosagem do TSH deve ser medida depois dos 40 anos com regularidade;

Procure adotar uma dieta alimentar equilibrada. É engano imaginar que o hipotireoidismo seja fator responsável pelo ganho de peso, porque as pessoas costumam ter menos fome quando estão com menor produção dos hormônios tireoidianos, o que acontece é a lentidão do metabolismo que pode ser corrigido com medicação adequada.

Atividade física regular é indicada nos casos de hipotireoidismo, mas contra-indicada para pacientes com hiprtieoidismo;

Fumar é desaconselhável ;

TRATAMENTO.

No hipotireoidismo, deve começar de preferência na fase subclínica com a reposição do hormônio tireoxina que a tireóide deixou de fabricar. Como dificilmente a doença regride, ele deve ser tomado por toda a vida, mas os resultados são muito bons.



;) Boa terça-feira a todos.



4 comentários:

  1. Muito esclarecedor, convivo com o hipotireoidismo há dois anos. Começou com o "hiper", desencadeado pelos hormônios do pós-parto. Fiz o tratamento com o iodo, tornando-me "hipo", o que, segundo o obstetra e o endocrinologista, seriam melhor para a segunda gravidez. Hoje, depois de várias alterações na dose do remédio, encontrei o equilíbrio, achei a dose certa, estou no peso ideal. Só a pele e cabelo continuam secos, mas controlo como posso. Os índices de T4 e TSH estão controlados! Viva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Camila, é muito satisfatório quando conseguimos encontrar uma harmonia entre o medicamento e a balança e o mais importante não sofrer com os sintomas mais graves da doença.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Sandra,

    adorei o post, também convivo com o hipotireoidismo há uns dois anos, infelizmente ainda não consegui controlar, estou sempre com os índices de T4 4 TSH variando, e ultimamente é como se não estivesse tomando o hormônio, mesmo tomando-o religiosamente todos os dias pela manhã em jejum, sinto muito cansaço, sonolência e desânimo, e pra completar também sou hipertensa...foi justamente buscando mais informações de como controlar melhor a hipertensão (esses dias a minha pressão estava oscilando entre 18/10 e 20/11) é que encontrei seu blog, muito instrutivo e super esclarecedor como disse a Camila!!!
    Parabéns pelo blog, super informativo!!!

    bjs e um ótimo final de semana!!!

    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vivi, a minha intenção é repassar mais informações através do blog pois as vezes em uma consulta o paciente ou até mesmo o profissional esquece de perguntar ou passar algumas informações muitas vezes pequenas mais que valem muito a pena saber ou acaba surgindo dúvidas mais tarde, não é mesmo? rsrs
      Estou torcendo para que você encontre um equilíbrio assim como a Camila e diminua os seus sintomas, procure fazer uma reeducação alimentar e uma caminhada ao ar livre.
      Um abraço querida!

      Excluir