Bem Vindos

Aproveitem as informações e coloquem em prática.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Alimentos orgânicos

Conhecidos por não possuírem resíduos de agrotóxicos e reguladores de crescimento, os alimentos orgânicos vêm ganhando espaço no mercado brasileiro. Além disso, são mais nutritivos, e por receberem uma adubação equilibrada, não apresentam excesso de nitratos, que também podem ser cancerígenos. Frutas, verduras, legumes e até açúcar são produzidos organicamente. Todos estes produtos são devidamente regulados e controlados para que possam chegar ao consumidor com estas características. Portanto, na hora de comprar procure o selinho atestando que é um produto orgânico. Os produtos orgânicos possuem um custo elevado, já que os produtores gastam muito com a regularização e registro. Vale à pena pagar um pouquinho a mais, incentivar este tipo de cultivo e levar para casa um alimento mais saudável.

VEJA A PESQUISA

Estudo da Universidade do Estado de Washington, Estados Unidos, mostra que fazendas que produzem alimentos orgânicos causam menos danos ao solo e suas frutas ficam mais saborosas e nutritivas. John Reganold, professor de Ciência do Solo da universidade, é o responsável pela pesquisa e publicou um artigo na revista online PLoS ONE. As informações são do site Science News .

Foram analisadas 31 fazendas produtoras de alimentos, nas quais as propriedades e o DNA do solo, o gosto, os nutrientes e a qualidade das frutas foram observadas. "Este estudo trará avanço sobre o que sabemos de sustentabilidade e benefícios da produção orgânica", disse Reganold ao Science News. "A qualidade é alta, o produto é saudável, não são necessários pesticidas", completou.

Nunca anteriormente haviam sido pesquisadas as diferenças entre tantos fatores de alimentos orgânicos e que sofreram uso de pesticidas. Fazendas dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia foram observadas durante o estudo. Além de Reganold, Preston Andrews, professor de Horticultura da universidade, participou da pesquisa.

As frutas orgânicas também sobressaíram sobre as outras na variedade de propriedades químicas e biológicas, como absorção de carbono, nitrogênio, atividades enzimáticas e micronutrientes.

Já os solos que são tratados de forma menos prejudicial possuem maior diversidade genética, que se torna importante para a resistência do solo e ajuda em processos biológicos.


VALE A PENA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário